A condição humana como valor e princípio para a educação

Dulce Critelli

Resumo


O texto trata das peculiaridades da condição humana no que diz respeito às ideologias, valores e princípios, e das condições humanas propriamente ditas. Muitas das dificuldades que nossa organização e vida social enfrentam hoje são decorrentes do papel que as ideologias desempenharam no século XX. As ideologias adentram o coração da vida humana e se estabelecem como sua ética fundamental, que, por sua vez, necessitam de princípios e valores que as oriente. Os princípios e valores orientam a vida cotidiana e pública e, apesar de terem finalidades diferentes, valores sempre se fundam em princípios e são constituídos para concretizar princípios. O texto destaca que aprendemos valores e também humanidade; nossa humanidade é conquistada e aprendida em meio a outros seres humanos. Essa aprendizagem ocorre de duas maneiras principais: a decorrente de processos intencionais, como a que ocorre nas escolas; a que acontece distraída, como no dia-a-dia, nos mais diversos cenários e nas mais diversas situações, a qualquer instante e sem qualquer propósito. As condições humanas são as condições nas quais a vida é dada ao homem na Terra, e cada uma gera e exige atividades próprias: a vida biológica, a mundanidade, a pluralidade, a natalidade, a mortalidade, o condicionamento e o cuidar. O artigo conclui que tomar a condição humana como princípio e valor dista muito de se instruir uma nova ideologia. Enquanto as ideologias obrigam ao cumprimento de um fim ou ideal antecipadamente definido, pontuado desde o futuro em direção ao presente, tomar a condição humana como valor e principio seria ter nela um ponto de partida. Eleger a condição humana como principio e valor é a única maneira que temos de suplantar a determinação das ideologias. É dar às ações humanas e públicas a sua própria humanidade como razão de ser.


Palavras-chave


Condição humana; Ideologias; Valores; Princípios

The human condition as a value and principle for education


Abstract


This paper discusses the particularities of the human condition in regards to ideologies, values and principles and human conditions as such. Many of the hardships that our social life and organization face today are a result of the role that ideologies played in the 20th century. Ideologies have entered the core of human life and taken root as their fundamental ethic, which in turn has required that principles and values guide them. Principles and values guide everyday and public life and, although they have different purposes, values are always based on principles and are built to fulfill principles. The text highlights that we learn values as well as humanity; our humanity is achieved and learned amidst other human beings. This learning chiefly occurs in two manners: as a result of intentional processes, as takes place in schools; as a result of distracted happenings, as in day to day life, in the most varied scenarios and situations, at any time and without any purpose. Human conditions are conditions through which life is given to man on Earth, and each generates and requires dedicated activities: biologic life, worldliness, plurality, birth, mortality, conditioning and caring. The paper concludes that considering the human condition as a principle and value is quite far removed from being educated in a new ideology. While ideologies require fulfillment of a previously established purpose or ideal, pointing from the future towards the present, considering the human condition as a value and principle would be using it as a starting point. Choosing the human condition as a principle and value is the only way that we have to supplant the establishment of ideologies. It means giving human and public actions their own humanity as a raison d'être.

 

Keywords


Human condition; Ideologies; Values; Principles

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DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v1i2.171

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ISSN 2237-9983