A centralidade do coordenador pedagógico no trato com avaliações externas – o caso de Indaiatuba
Resumo
O artigo discute a centralidade que coordenadores pedagógicos vêm adquirindo na articulação das avaliações externas para o exercício de sua função nas escolas municipais de Indaiatuba, corroborando estudos que tratam das atribuições destinadas à coordenação pedagógica. O texto é oriundo de pesquisa de mestrado finalizada em 2011 e que identificou a visão da gestão educacional do município quanto ao papel dos coordenadores no que se refere às avaliações, por meio da análise do Estatuto do Magistério e de entrevistas. Identificaram-se ações de formação desencadeadas pela rede, voltadas para os coordenadores com foco nas avaliações, bem como ações de monitoramento do trabalho do profissional. Ademais, detectaram-se opiniões dos próprios coordenadores pedagógicos sobre o tema, revelando influências importantes das avaliações em seu trabalho.
Palavras-chave
Coordenador pedagógico. Avaliações externas. Gestão pedagógica.
The centrality of the pedagogical coordinator in dealing with external evaluations – the Indaiatuba case
Abstract
The article examines the centrality pedagogical coordinators have been acquiring in articulating external evaluations to perform their duties in municipal schools in Indaiatuba, corroborating researches related to assignments consecrated to pedagogical coordination. The text is derived from a master’s degree research completed in 2011 which identified the town’s educational management view of the coordinators’ role concerning the evaluations, through the analysis of the Statute of the Professorship and interviews. Development actions made by the teaching network were identified, aimed at coordinators focused on evaluations, as well as monitoring actions on the professional’s work. Moreover, opinions from pedagogical coordinators themselves about the subject were detected, showing the significant influence they had on their work.
Keywords
Pedagogical coordinator. External evaluations. Pedagogical management.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v3i1.209
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ISSN 2237-9983