A complexidade da relação escola-família em territórios vulneráveis

Beatriz Penteado Lomonaco, Thais Christofe Garrafa

Resumo


O objetivo do artigo é buscar compreender características das relações de famílias de territórios maior vulnerabilidade social com a escola. Para isso, analisa entrevistas realizadas com mães moradoras do distrito de São Miguel Paulista e atendidas pelo Projeto Ação Família. Ao destacar as vozes das mães, procura-se compreender os sentidos que elas atribuem à escola, em termos de valores, de significados e de práticas, a partir da relação da família com o território, apresentada na oposição entre a escola e a rua, bem como de suas próprias experiências escolares e daquelas que elas têm como mães de alunos. O artigo demonstra que para essas mães a escola é mais que uma possibilidade de aprender:, é a única saída para se “ter uma vida melhor”. Para elas, quando seus filhos estão inseridos no contexto escolar, têm a possibilidade de superar os fracassos que marcaram suas trajetórias.

 


Palavras-chave


Família e escola; Territórios Vulneráveis; Projeto Ação Família; Relação com o saber; Vulnerabilidade social

The complexity of the school-family relationship in vulnerable territories


Abstract


This paper is aimed at to attempt to understand features of family relations with schools in territories with greater social vulnerability. To do this, interviews with mothers living in the district of São Miguel Paulista, who are served by the Projeto Ação Família [Family Action Project], were assessed. By highlighting these mothers' voices, an attempt is made to understand the meanings that they attribute to school, in terms of values, significance and practices, based on the relationship of the family with the territory, presented in the opposition between the school and the street, as well as their own academic experiences and their experiences as mothers of students. This paper shows that for these mothers, school is more than a chance to learn: it is the only way out to "achieve a better life." For them, when their children are placed within the academic context, they have the opportunity to overcome the failures that have marked their trajectories.


Keywords


Family and school; Vulnerable territories; Projeto Ação Família [Family Action Project]; Relation with knowledge; Social vulnerability

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DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v4i6.21

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ISSN 2237-9983