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A avaliação de ensino-aprendizagem e as políticas públicas estaduais: uma revisão teórico-prática

Sueli Salles Fidalgo

Resumo


O artigo é resultado da análise das propostas de avaliação dos documentos curriculares de ensino fundamental 2 na disciplina Inglês de seis estados brasileiros. Seu objetivo é discutir a relação entre as avaliações propostas e os objetos de ensino-aprendizagem expressos nesses documentos. Conclui-se que nos documentos, embora encontremos textos que afirmam seguir uma proposta sócio histórico-cultural (com base em Vygotsky 1926 a 1934), sua proposta de avaliação, via de regra, ainda não segue a mesma perspectiva. Verifica-se também que as instruções relativas à avaliação de ensino-aprendizagem não priorizam apenas as provas, incluindo também a autoavaliação.


Palavras-chave


avaliação de ensino-aprendizagem, validade aparente, validade de construto, validade de conteúdo, teorias de ensino-aprendizagem.

Teaching-Learning Assessment and State Public Policies: A Theoretical-Practical Review


Abstract


Assessment is one of the oldest activities exerted by human being. However, in education, it still lags behind the advances that are seen in research and implemented in schools concerning teaching-learning. In other words, in official documents, as analyzed in the present study, although we can find texts that claim to follow socio-historical proposals (based on Vygotsky’s work from 1926-1934), their assessment proposals still often fail to follow the same perspective. The present work is the result of an analysis of assessment proposals in curricular documents from six Brazilian states and it aims to discuss the relationship between assessment proposals and the teaching-learning goals expressed in these documents.

Keywords


Teaching-learning assessment, apparent validity, construct validity, content validity, teaching-learning theories.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v5i2.342

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ISSN 2237-9983