A carreira do professor da rede pública de Chicago
Resumo
As carreiras dos professores de Chicago exibem movimentações “horizontais” entre cargos em um mesmo nível da hierarquia escolar, em termos de configuração dos problemas profissionais básicos apresentados por cada cargo, mais do que movimentações verticais entre vários desses níveis. Um grande padrão de carreira consiste em mudar-se da escola de classe baixa, onde as carreiras geralmente começam; outro padrão consiste em adaptarse, ao longo de um período de anos, aos problemas de tais escolas. Uma vez estabelecido em uma escola, o professor pode ser perturbado por mudanças relacionadas à estrutura da vizinhança ou ao pessoal administrativo com quem ele lida.
Palavras-chave
Carreira docente. Movimentação docente. Desigualdades socioespaciais. Relações étnico-raciais.
The career of the Chicago public schoolteacher
Abstract
The careers of Chicago teachers exhibit “horizontal” movement among positions at one level of the school-work hierarchy in terms of the configuration of the occupation’s basic problems presented by each rather than vertical movement between several such levels. One major career pattern consists in moving from the lower-class school in which careers usually begin; another consists in adjusting, over a period of years, to the problems of such schools. Having settled in a school, the teacher may be upset by changes in neighborhood structure or in the administrative personnel with whom she deals.
Keywords
Teaching career. Teacher movement. Socio-spatial inequalities. Ethnic-racial relations.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v7i1.384
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ISSN 2237-9983