Uma nova cultura na cultura institucional

Rodrigo Ramos Pinto Medeiros, Clara Cecchini do Prado

Resumo


Subdividido em duas partes, o artigo relata as experiências de dois projetos – um desenvolvido por Ação Educativa e outro desenvolvido pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) – que têm em comum o objetivo de propiciar a crianças e jovens que cumprem medidas socioeducativas na Fundação CASA, em São Paulo, o contato com manifestações artístico-culturais, bem como sua produção. Com vistas a alcançar esse objetivo, Ação Educativa formulou e efetivou a projeto “Arte na Casa: Oficinas Culturais”, propondo a realização de oficinas artísticas. Mais do que um projeto de acesso à cultura, a iniciativa pauta-se na produção de subjetividades individuais e coletivas por meio da ressignificação dos contextos sociais e da cultura produzida na periferia da região metropolitana de São Paulo, contexto do qual provém a maioria dos adolescentes atendidos na Fundação CASA. A segunda parte do relato traz reflexões a respeito do projeto “Educação com Arte”, implementado pelo Cenpec. Nesse projeto, o fazer artístico não é entendido como ferramenta, mas como algo que tem valor em si mesmo, possibilitando a construção de um repertório cultural que confere novas formas de ver a realidade e atuar sobre ela, transformando-a.

Palavras-chave


Fundação Casa. Arte-educação. Crianças e jovens sob medida socioeducativa.

A new culture in institutional culture


Abstract


Subdivided into two parts, this article reports the experiences of two projects – one developed by Ação Educativa and the other developed by Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) –  that have in common the purpose of providing to children and youth taking socio-educational correctional measures at Fundação CASA, in São Paulo, the contact with artistic-cultural manifestations, as well as their production. Aiming at reaching such goal, Ação Educativa formulated and carried out Project “Arte na Casa: Oficinas Culturais”, proposing the realization of art workshops. More than a project for access to culture, the initiative is guided by the production of individual and collective subjectivities through the re-signification of the social contexts and culture produced in the  periphery of the metropolitan region of São Paulo, a context which most adolescents served in Fundação CASA come from. The second part of the report brings reflections on the project "Educação com Arte", implemented by Cenpec. In this project, the art product is not understood as a tool, by something that has value in itself, permitting the construction of a cultural repertoire that provides new ways of seen reality and acting upon it, transforming it.

Keywords


Fundação CASA; art education; children and youth under socio- educational correctional measures

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DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v5i7.56

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ISSN 2237-9983