A escrita do gênero memórias literárias no espaço escolar: desafios e possibilidades
Resumo
O presente estudo assume uma concepção sociodiscursiva de linguagem e desenvolve reflexões sobre os desafios e possibilidades postos ao processo de escrita de memórias literárias na prática pedagógica. Para tanto, explora, inicialmente, as noções de produção escrita, gêneros textuais e processo de didatização. Em seguida discorre mais detalhadamente a respeito do gênero memórias literárias. Na sequência, analisa, tendo em vista as condições de produção criadas pela Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, em 2010, um conjunto de textos de memórias literárias produzido por alunos participantes do concurso. Os resultados da investigação apontam para um desempenho satisfatório dos aprendizes no atendimento às condições gerais de produção, ao mesmo tempo em que localizam no manejo do ponto de vista discursivo e no uso da linguagem literária as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos.
Palavras-chave
Writing in the literary memoir genre in the academic space: challenges and possibilities
Abstract
Keywords
DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v2i1.92
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ISSN 2237-9983